sábado, 30 de janeiro de 2010

William Hogarth - "A eleição"

No século XVIII Hogarth, um pintor Inglês, criou uma série de 4 gravuras relacionadas com o processo eleitoral para o parlamento inglês. As várias pinturas mostram as diferentes fases eleitorais e a que vem no nosso livro é a terceira das quatro cenas, descrevendo o acto eleitoral junto às "urnas".
Assim, através de uma crítica burlesca, Hogarth satiriza o ambiente eleitoral que se vivia em Inglaterra, uma nação com o regime mais avançado do seu tempo, mas onde a noção de liberalismo não se aplicava de facto e não se fazia cumprir, como podemos comprovar através desta figura, nas eleições dos representantes "da nação". Esta gravura representa a corrupção no acto eleitoral, o cinismo da classe aristocrática em relação às eleições e demonstra as suas constantes tentativas de manipulação da população. Arrastavam todos os potenciais votantes para as urnas, mesmo doentes, senis, deficientes (como é visível na pintura), e "compravam" os seus votos, apesar de estes jurarem sobre a bíblia que votam de consciência limpa.
Hogarth caricatura os métodos de corrupção, de ameaças, chantagem, e de exploração da população por parte da aristocracia e daquilo que eram os representantes do povo, supostamente os legítimos defensores dos seus interesses.
No entanto, na minha opinião, é notável a existência de um regime onde ainda de forma imperfeita, as pessoas tinham de facto a possibilidade de escolher, um avanço significativo para uma época onde a Europa ainda estava repleta de regimes dinásticos, absolutistas, arcaicos e desiguais.




http://www.artoftheprint.com/artistpages/hogarth_william_election3thepolling.htm
http://www.history.org/history/teaching/enewsletter/volume3/september04/iotm.cfm
http://www.tate.org.uk/britain/exhibitions/hogarth/rooms/room10.shtm
http://www.soane.org/election.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário