terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A crise dos anos 70: causas e consequências. - O papel da OPEP

A OPEP (organização dos países exportadores de petróleo) é uma organização internacional formada por países que são grandes produtores de petróleo. Foi fundada em 14 de Setembro de 1960 na conferência de Bagdad e  tem a sua sede em Viena (Áustria).
A constituição da OPEP resultou da consciência da importância do petróleo na ordem político-económica mundial do nosso tempo.
Os primeiros países membros foram: Irão, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Venezuela. Posteriormente outros países integraram a OPEP: Qatar (1961); Indonésia (1962 e que suspendeu a sua adesão em janeiro de 2009), Líbia (1962), Emirados Árabes Unidos (1967), Argélia (1969), Nigéria (1971), Equador (1973 e que suspendeu a sua adesão de dezembro de 1992 a Outubro de 2007), Angola (2007) e Gabão (1975-1994).
Da conferência de Caracas saiu um documento (a carta da OPEP) onde figuravam os principais objetivos da organização que englobavam medidas para aumentar a receita dos países membros, aumentar o seu controle gradual sobre a produção de petróleo e unificar as políticas de produção. Como primeira conquista, a OPEP consegue um acordo com as petroleiras, elevando o preço do barril a US$1,80 no final da década de 1960. Esta organização foi uma forma dos países produtores de petróleo se fortalecerem frente às empresas compradoras do produto, que pertenciam aos Estados Unidos, Inglaterra e Países Baixos.A criação da OPEP foi uma forma de reivindicar perante uma política de baixa de preços praticada pelo cartel das grandes empresas petroleiras ocidentais – as chamadas "sete irmãs" (Standard Oil, Royal Dutch Shell, Mobil, Gulf, BP e Standard Oil da California).
A OPEP tinha como principais objectivos estabelecer uma política petrolífera comum a todos os grandes produtores de petróleo do mundo (países membros); definir estratégias de produção; controlar preços de venda de petróleo no mercado mundial; analisar e gerar conhecimentos para os países membros sobre o mercado de petróleo mundial; controlar o volume de produção de petróleo da organização. É, também, responsável por desenvolver estratégias geopolíticas na produção e exportação do petróleo, além de controlar os valores nas vendas do produto. 
Os países membros possuem 78% (OPEP, 2004) das reservas mundiais de petróleo. São responsáveis pelo abastecimento de 40% do mercado mundial.

O papel da OPEP na crise do petróleo:
A crise do petróleo foi desencadeada num contexto de déficit de oferta, com o início do processo de descolonizações e de uma série de conflitos envolvendo os produtores árabes da OPEP, como a guerra dos Seis Dias (1967), a guerra do Yom Kipur (1973), a revolução islâmica no Irão (1979) e a guerra Irão-Iraque (a partir de 1980). Os preços do barril de petróleo atingiram valores altíssimos, chegando a aumentar até 400% em cinco meses (17/10/1973 – 18/3/1974), o que provocou prolongada recessão nos Estados Unidos e na Europa e desestabilizou a economia mundial.
A persistência do Conflito israelo-árabe forçou a OPEP a tomar atitudes drásticas. Logo após a Guerra dos Seis Dias em 1967, os membros árabes da OPEP fundaram a Organização dos Países Árabes Exportadores de Petróleo com o propósito de centralizar a política de actuação e exercer pressão no Ocidente, que apoiava Israel. O Egipto e a Síria, embora não fossem países grandes exportadores de petróleo, passaram a fazer parte da nova organização. Em 1973, a Guerra do Yom Kippur alarmou a opinião pública árabe. Furiosos com o facto de que o fornecimento de petróleo tinha permitido que Israel resistisse às forças egípcias e sírias, o mundo árabe impôs um embargo contra Estados Unidos, Europa Ocidental e Japão.
O conflito israelo-árabe provocou uma crise. Os membros da OPEP pararam de exportar petróleo para o Ocidente, fazendo com que tivessem que reduzir os gastos anuais com energia, aumentar os preços, e ainda vender mercadorias com preço inflacionado para os países do Terceiro Mundo produtores de petróleo.
Em janeiro de 1979, estourou outra crise mundial. A Revolução Islâmica no Irão, um dos maiores exportadores de petróleo, tirou do poder o Xá Reza Pahlevi, aliado do Ocidente no Mundo Árabe, subindo ao poder o Aiatolá Khomeini levando a uma instabilidade política. Resultado: novo choque, duas vezes maior que o anterior.







Fontes:
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_dos_Pa%C3%ADses_Exportadores_de_Petr%C3%B3leo
  • http://www.suapesquisa.com/geografia/petroleo/opep.htm
  • http://www.infopedia.pt/$organizacao-dos-paises-exportadores-de
  • http://www.brasilescola.com/geografia/opep.htm
  • http://www.brasilescola.com/geografia/a-crise-do-petroleo.htm
  • http://www.opec.org/opec_web/en/about_us/24.htm
  • http://www.infoescola.com/economia/crise-do-petroleo/
  • http://www.geocotidiano.xpg.com.br/hist_crise_petro.html
Inês e Sofia

Sem comentários:

Enviar um comentário