quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Causas e consequencias da crise economica dos anos 70

Com o fim de Bretton Woods nome dado a um acordo de 1944 no qual estiveram presentes 45 países aliados e que tinha como objectivo reger a política económica mundial. As moedas dos países membros passariam a estar ligadas a moeda norte-americana o sistema monetário internacional sofreu com a alteraçao do valor do dolar americano e do preço do petroleo (em 1973 e 1979). Estiveram na origem de uma crise económica que, no início dos anos 70, travou o ritmo de crescimento nos países industrializados. O dólar americano, que servia de referência a todas as economias ocidentais desde a década de 40, foi desvalorizado a 15 de Agosto de 1971 e perdeu a sua paridade relativamente ao ouro. Dois anos depois, no final de 1973, os países árabes membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), aumentaram quatro vezes o preço do petróleo no espaço de três meses, numa altura em que estavam em guerra com Israel e nacionalizaram as instalações ocidentais . A Europa entra numa fase denominada de estagflação, isto é, uma combinação de uma recessão com o aumento da inflação. Como resultado desta situação registam-se inúmeras falências e a crise das indústrias tradicionais que haviam estado na base do arranque da Revolução Industrial, como a siderurgia, a metalurgia, os têxteis, a construção automóvel e o sector dos transportes aéreos ameaçavam falir. Na década de 70 fazia-se sentir os sinais desta crise à escala mundial: a produção industrial estava a diminuir e verificava-se um aumento generalizado dos preços dos produtos.
A conjugação de uma estagnação com a inflação, provocou um aumento dos preços mas também uma subida dos salários e levou a uma protecção dos sistemas sociais nalguns países da Europa Ocidental; estes conseguiram afastar uma parte dos efeitos negativos desta crise através dos subsídios de desemprego e da manutenção do poder de compra.
A uma queda inicial do comércio internacional, seguiu-se um crescimento, compreensível porque o crash da bolsa americana em 1973 não teve graves repercussões na economia mundial como tivera o mesmo fenómeno no final da década de 20. Pode até dizer-se que alguns países ultrapassaram facilmente esta crise depois de 1973, pela reconversão da indústria conseguida através da transformação dos sectores mais fragilizados por outros que suscitassem uma maior procura.
Causas: Desordem do Sistema Monetário Internacional; aumento dos preços nas matérias-primas; a subida repentina dos preços do petróleo, e a sua descida de produção determinada pelos países da OPEP; a debilidade da indústria energética e petrolífera, existentes desde a década de 60.
Consequências: Produção industrial diminuí; aumento generalizado dos preços dos produtos (especialmente os relacionados com o petróleo); aumento da taxa de desemprego; falência de indústrias como a siderurgia, a construção naval, a indústria têxtil, a construção automóvel e o sector dos transportes aéreos; endividamento crescente dos países subdesenvolvidos não produtores de petróleo.

Inflação

O aumento do preço do petróleo conduziu a um aumento da inflação, que provocou adequaçao das políticas económicas nos países industrializados. Os anos 70 ficaram famosos por terem sido vividos num ambiente de elevada inflação.
Desemprego


Nos anos 70 o desemprego volta a afligir as economias europeias, mas desta vez é um desemprego muito focalizado: atinge essencialmente jovens sem formação especializada, mulheres, trabalhadores imigrantes e os operários das indústrias tradicionais. Os trabalhadores imigrados, em luta pelos seus postos de trabalho, são vítimas da marginalização social e, em alguns países, são alvo de movimentos xenófobos, num período em que renascem certas ideologias fascistas.

Bibliografia:
http://www.clubeinvest.com/bolsa/show_futures_technical_analysis.php?id=669
http://www.infopedia.pt/$crise-mundial-dos-anos-70

2 comentários: