segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Benjamin Franklin


Como esta personalidade nos surgiu durante a aula, resolvi deixar aqui no blogue mais algumas informações sobre a sua vida e feitos.

Benjamin Franklin nasceu em Boston no ano de 1706 e era o décimo quinto dos dezassete filhos de um humilde fabricante de velas. Apesar de ter frequentado a escola, Benjamin aprendeu sozinho Física, Línguas e Filosofia, revelando desde cedo, capacidades prodigiosas.
Durante a sua vida atingiu feitos notáveis em várias áreas. Foi cientista e inventor, filósofo e estadista, editor e escritor, filantropo e diplomata.
Em 1743, Franklin fundou a Sociedade Filosófica Americana, a primeira associação da América. Na prática, esta associação foi uma Academia Nacional de Ciências, bem como a primeira Biblioteca e Museu nacionais e a primeira Repartição de Patentes.
Iniciou os estudos sobre a electricidade em 1746, tendo realizado descobertas que o tornaram um dos cientistas mais importantes da Idade Moderna. O seu livro Experiments and Observations on Electricity Carried Out at Philadelphia, publicado em Londres em 1751, foi traduzido em várias línguas.

Em 1752 foi eleito membro da Royal Society. No sistema CGS, a unidade de carga eléctrica recebeu o seu nome: 1 Franklin (Fr) = 3,3356 x 10-10 Coulomb. No mesmo ano, a 15 de Junho, Franklin provou algumas das suas teorias sobre a electricidade. Usando um papagaio e um fio de ferro, demonstrou que os raios, numa tempestade, são um fenómeno de natureza eléctrica. A partir desta experiência, inventou o pára-raios e identificou as cargas positivas e negativas. A ele devemos termos como bateria, carga eléctrica, condensador e condutor. Dedicou-se, ainda, ao estudo dos sismos, da meteorologia, das correntes oceânicas e de problemas de navegação. Inventou as lentes bifocais e demonstrou que quanto mais rarefeito estiver o ar, menor será a temperatura a que a água entra em ebulição. Foi o primeiro a descobrir que os tecidos de cor escura absorvem o calor.

Enquanto estadista e diplomata, redigiu com Jefferson e John Adams o Manifesto da Declaração de Independência dos E.U.A. em 1776, deu o impulso à Sociedade Abolicionista (escravatura) e foi embaixador em França entre 1776 e 1785.

Faleceu no ano de 1790, em Filadélfia.

Sem comentários:

Enviar um comentário