Esta cerimónia vai ser a abertura de um programa nacional de actividades que vão ter lugar durante a primavera e verão. "Nós queremos celebrar as consequências históricas e internacionais da criação da VOC" disse Laura Van Deelan, da fundação "Celebração dos 400 anos da VOC". (...) Para a população que não fala holandês irão existir várias exibições em museus e festivais abertos ao público que vão ser oportunidades únicas para participar nas celebrações. Do interesse do público em geral irão existir eventos relacionados com as especiarias, porcelanas e técnicas navais, entre outros. As influências dos contactos culturais entre os holande

Mas o foco das celebrações não é meramente histórico "Esta é uma oportunidade para reflectir nas dificuldades e conquistas do passado, que nos podem ajudar a lidar com alguns desafios do presente". A herança da VOC ajudou a criar uma nova mentalidade holandesa acerca das relações políticas, culturais e sociais modernas.
Os eventos, tanto públicos como privados irão focar aspectos relacionados com a posição comercial da Holanda mas também o carácter aventureiro e empreendedor do seu povo.
Uma das actividades mais esperadas é a viagem do Duyfken. Este navio é uma réplica do original que "descobriu" a Austrália, em 1606. No dia 5 de Maio de 2001, 400 anos após a sua primeira viagem, o Duyfken partiu de Sidney para a sua viagem nostálgica pela rota de especiarias da VOC até Amesterdão. O navio é esperado em Maio deste ano e vai participar em diversas actividades marítimas na ilha de Texel.
In Roudabout, Fevereiro de 2002
http://www.idiommosaic.com/images/PDFs/400YearsofSuccessRoundabout.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário